O novo equipamento para registrar as vendas do comércio paulista, conhecido como S@t Fiscal (Sistema Autenticador e Transmissor), desenvolvido pela Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP), deverá ser obrigatório a partir do final deste ano. 
O fisco está finalizando estudo sobre as especificações técnicas da máquina para iniciar o processo de cadastramento dos fabricantes. O equipamento vai substituir o atual Emissor de Cupom Fiscal (ECF) e deverá custar cerca de R$ 700. A obrigatoriedade deve alcançar 500 mil estabelecimentos comerciais.
O S@t Fiscal é um equipamento blindado, desenvolvido para gerar, autenticar e transmitir os cupons fiscais em tempo real por meio de telefonia celular. Até outubro, todo o comércio varejista estará obrigada a usá-lo.
Apesar de ser "clamado" como o "grande avanço" pela própria Secretaria da Fazenda no combate a sonegação automatizando o processo, para desenvolvedores de tecnologias de ponta, este tipo de tecnologia improvisada com um "celular" além de não ser segura como eles dizem ser, também é desnecessário face a tecnologias de hoje que poderiam simplesmente eliminar de vez a necessidade da "máquina" ECF permitindo todos os tipos de varejistas, mesmos os mais pequenos, conseguirem automatizar todas as emissões fiscais sem necessidade de investimento algum.

Fonte: Valor Econômico

0 comentários:

Postar um comentário